Confira os 3 problemas mais comuns que podem deixar o motor da piscinas sem força.
1. Dreno Entupido.
É importantede contar com grades e proteções no ralo da piscina, já que isso ajuda a evitar acidentes com os banhistas. Mas há outro ponto importante: essas grandes também evitam que a pressão da motobomba acabe puxando objetos grandes como panos, sacolas plásticas ou brinquedos para o dreno, o que pode deixar o motor da piscina sem força.
Essa é uma situação particularmente séria por nem sempre ser perceptível de imediato. Em casos assim, o motor pode trabalhar por várias horas sem conseguir puxar a quantidade certa de água ou até mesmo queimar. Então, a dica é verificar o dreno e as bordas do encanamento, o cesto coletor do dreno, o skimmer e todas as estruturas adjacentes em busca de alguma coisa que esteja represando a água.
2. Excesso de Ar.
Outro problema comum que deixa o motor da piscina sem força é o excesso de ar na motobomba. Veja bem: a pressão responsável por puxar e empurrar a água pela casa de máquinas só é possível porque todo o conjunto funciona de forma hermética, sem a presença de ar. O problema é que vazamentos ou rachaduras nos canos — bem como o manuseio incorreto do aspirador — podem fazer com que o ar se acumule ali, prejudicando a pressão.
Nesse caso, a solução é um pouco mais complicada e exige que você coloque a mão na massa. Primeiro, é importante localizar a rachadura e consertá-la de forma apropriada. O reparo, por si só, já deve corrigir a pressão da piscina. Contudo, se o problema persistir, será preciso remover o ar presente na motobomba, e a melhor alternativa é contratar um serviço especializado para evitar prejuízos ainda maiores.
3. Sujeira na areia do Filtro.
Como já explicamos antes, logo que a água é puxada pelo dreno, ela é direcionada para o filtro de areia, onde é purificada e separada de resíduos e impurezas antes de voltar para o tanque da piscina. Porém, muitas piscinas permitem que essa operação seja feita também durante a aspiração, evitando que toda aquela água seja despejada no esgoto e retorne para o tanque depois de passar pelo filtro.
É só fazer as contas: se o fundo estava muito sujo e com uma alta concentração de resíduos, tenha a certeza de que essas impurezas vão ser absorvidas pela areia do filtro, dificultando a passagem de água e deixando o motor da piscina sem força! Se esse for o seu caso, uma boa dica é realizar uma retrolavagem no filtro antes de utilizar a motobomba novamente, garantindo que toda a sujeira seja eliminada.
Cuidados a se tomar com a motobomba
Por fim,uma dica importante: utilizar produtos de má qualidade para fazer a manutenção da água pode acelerar bastante o processo de desgaste de materiais e equipamentos da piscina, assim como os componentes da motobomba. Por isso, escolha sempre as melhores soluções para garantir um tratamento eficiente e garantir um motor potente e funcional por mais tempo — e conte com a Lagoa Piscinas para isso!